SOBRE O
LABORATÓRIO DE FARMACOTÉCNICA EXPERIMENTAL - LabFE
Integrado à rede plataformas da Fiocruz, o laboratório adquiriu a primeira impressora 3D de medicamentos da Fiocruz e vem se consolidando como uma Plataforma de Manufatura Aditiva de Medicamentos e Insumos para Saúde (Plamedis). Além disso, será responsável pela gestão do Farlab, um laboratório aberto de prototipagem para inovação em saúde financiado pela Fiocruz e Finep. O espaço Farlab será o primeiro makerspace da Fiocruz, equipado com tecnologias de fabricação digital e prototipação rápida, para uma fabricação mais ágil, flexível e de baixo custo. Essa estrutura viabilizará testes de conceito e estímulo à cultura de compartilhamento e empreendedorismo para o desenvolvimento de projetos inovadores.
PRINCIPAIS
LINHAS DE PESQUISA
- • Desenvolvimento de processos de escalonamento e prototipagem - otimização de processos desde a escala laboratorial até a industrial, com uso das ferramentas de Quality by Design e Planejamento de Experimentos (DoE) e impressão 3D.
- • Desenvolvimento de tecnologias de produção, controle de qualidade, avaliação pré-clínica e clínica - secagem/microencapsulação por aspersão; preparo de dispersões sólidas por Hot Melt Extrusion; preparo de complexos com resinas de troca iônica; melhoria da estabilidade e palatabilidade de fármacos.
- • Formulação farmacêutica de medicamentos, incluindo nanoformulações com insumos sintéticos e da biodiversidade, para aplicação farmacêutica, veterinária e como insumos para saúde.